FEAMIG - Faculdade de Engenharia de Minas Gerais

Página Inicial


   
Siga a FEAMIG no Twitter   Acompanhe nossa página no facebook

Diminui o tamanho da letra Aumenta o tamanho da letra
Engenharia de Agrimensura

01 - Disciplinas Periodização Ementas - Currículo Novo 01 - Disciplinas Periodização Ementas - Currículo Novo
02 - Matriz Curricular 02 - Matriz Curricular
03 - PPC  Agrimensura Revisao Abril 2011 03 - PPC Agrimensura Revisao Abril 2011


A palavra Agrimensura originalmente significa medir e demarcar terras. Contudo, o trabalho do Engenheiro Agrimensor não se restringe mais a territórios agrícolas, seu campo de atuação é muito amplo. A Agrimensura está presente em vários ramos da Engenharia e a participação do Engenheiro Agrimensor é indispensável em diversos empreendimentos, desde o planejamento até a mensuração de sua conclusão.

O Engenheiro Agrimensor é habilitado para trabalhar em empresas de engenharia, indústrias, setor de construção civil, serviços públicos e instituições de ensino e pesquisa. Na indústria pesada, a Agrimensura é uma das principais ferramentas de monitoramento e controle de grandes estruturas, posicionamento preciso de peças e máquinas, quantificação de jazidas e acompanhamento de sua produção.

O Engenheiro Agrimensor é qualificado para obter e tratar dados de levantamentos topométricos, geodésicos, gravimétricos, hidrológicos, hidrográficos, fotogramétricos, batimétricos e em imagens. Elabora cartas e plantas topográficas para obras de infraestrutura, ações judiciais, como perito agrimensor, demarcação de áreas de preservação ambiental, de sistemas de saneamento, irrigação e drenagem, entre outras atividades. Faz a locação de obras civis, de transportes, de túneis, de dutos, projetos de geometria de estradas, de loteamentos rurais e urbanos, bem como sua demarcação e divisão. Trabalha também com a discriminação, a partilha de terras, o georreferenciamento de propriedades rurais e urbanas, vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos. Monitora o espaço físico na construção de rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos, túneis, minas subterrâneas, dutos, barragens, emite laudos e pareceres técnicos, sempre firmando-se na ética e na segurança.

Com a popularização das tecnologias de posicionamento global via satélite e de geoprocessamento, o Engenheiro Agrimensor viu seu trabalho sair da atividade que não tinha visibilidade para o público leigo, para um produto de consumo de massa. Mapas digitais e rastreadores GPS começam a fazer parte do dia a dia das pessoas em seus carros, no celular, no lazer, nos esportes, nas notícias que são acompanhadas pela localização da mídia, nas consultas pela internet, e em inúmeras outras aplicações. Enfim, a tecnologia de ponta valorizou e difundiu a Engenharia de Agrimensura na sociedade.

O curso tem duração mínima de quatro anos, com uma carga horária de 3600 horas, incluindo a carga horária do estágio curricular obrigatório e ACG (Atividades Complementares de Graduação).

Inscrições Abertas

Voltar a página anterior

FEAMIG - Faculdade de Engenharia de Minas Gerais

Acesso Área do Aluno

Acesso Área
 do Professor

Acesso Área do Funcionário

Fale Conosco - Ouvidoria

Trabalhe Conosco

Empresas Conveniadas

Base GPS FEAMIG

PARAMÉTRICA - Revista do Programa de Iniciação Científica da FEAMIG

Feamig Informa - O Boletin Informativo da FEAMIG

Promoções da FEAMIG
Escola Legal
FEAMIG - Faculdade de Engenharia de Minas Gerias

   
Unidade Floresta
Rua Aquiles Lobo, 524 - Bairro Floresta
CEP 30150-160 - Belo Horizonte - MG
(31) 3274-1974

como chegar a Unidade Floresta da FEAMIG
Unidade Gameleira
Rua Gastão Bráulio dos Santos, 837
CEP 30510-120 - Belo Horizonte - MG
(31) 3372-3703

como chegar a Unidade Gameleira da FEAMIG
   

Copyright © 2004- - Todos os direitos reservados - Desenvolvido pela In Foco Brasil